25 de abr. de 2007

Gráficos com Inskscape.


Estou fazendo uns gráficos de resultados de pesquisa utilizando o Inkscape!
é uma beleza! as lentes são massa! viva o software livre!!! já não sinto mais nenhuma falta do coreldraw do tio bill...
O peso da imagem fica em 42,6 kb no PNG e os quatro gráficos em SVG ficam com 44,7 kb. É o não é uma maravilha? enquanto no Corel eu tinha que realizar várias vezes a tarefa de exportar em jpge, por que sempre ficava uma resolução ruím da imagem e tinha que ir aumentando as dpi até ficar razoavelmente bom, no Inkscape, tenho que exportar várias vezes, mas vou diminunindo a resolução para que ela não fique muito grande. O oposto!

23 de abr. de 2007

Ficou Tão bom, que até tinha me esquecido!

Tinha até me esquecido de tão bom que ficou! É a novo logo da Prefeitura de Pelotas, que foi lançada no dia 6 de abril e publicada nos jornais locais. Essa, eu diria, é um bom exemplo de conexão entre a marca, logo, cara, e o contéudo que ela expressa. Numa análise rápida:
Logo quadrada, sem uma identidade;. letra simples sem nenhuma novidade; utilização inadequada do brasão da cidade (acho que é até ilegal utilizar o brasão numa logo de gestão), com pendência, desequilíbrio, mais para um lado, do que para o outro; parece ter sido feita em um software de texto e não de confecção de imagens gráficas. É a cara da nossa atual gestão, sem sal e sem conteúdo!

19 de abr. de 2007

Logo da Rede Bioma Pampa

Logo da Rede Bioma Pampa, feito com os Software Livres Inkscape e Gimp. Os bonecos representam as pessoas, que através das entidades, constroem a rede, que nos dias 11, 12 e 13 de maio, realiza o seu II encontro na cidade de Pelotas. O globo dá conta da idéia de que todas as movimentações ligadas ao tema ambiental tem que, prioritariamente, seguir as dinâmicas: do local para o global e do global para o local. Um não exclui o outro, eles se completam.
Logo Simples e utilitária. Vida longa a REDE BIOMA PAMPA.

Imagem do FISL 8.0 em Porto Alegre

Foto do fim do painel que tratou sobre Economia Solidária, promovido pela Associação do Trabalho e Economia Solidária no 8º Fórum Internacional de Software Livre, que ocorreu em Porto Alegre na FIERGS.
Da esquerda p direita: Bernardo Vaz (Poseidon Linux/ Hoctempore), Luciano Lima (ATES), Eu (ATES/Hoctempore), Deputado Eudes Xavier (PT-CE), Miguel (mundo Paralelo) e o Alexandre Melo (Hoctempore/ATES/Assessor Eudes).

17 de abr. de 2007

Ta dando enrredo nas linha da secretaria de cultura do estado

O blog Direto da Fonte, do jornalista Giovani Grizotti, publicou a seguinte nota tratando de supostas irregularidades na Secretaria Estadual da Cultura: “A secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, determinou abertura de sindicância para apurar a autoria de e-mail sobre supostas denúncias de irregularidades na pasta. Em esclarecimento encaminhado ao blog após ter recebido cópia do material enviado pela Internet a vários jornalistas, Mônica diz que tudo não passa de "uma ação criminosa, já que o autor da infâmia criou um endereço eletrônico falso, que não é da rede oficial da SEDAC, além de invadir e violar arquivos de trabalho dos computadores da secretaria". O endereço usado para comunicar as supostas irregularidades é gabdirecao@ccmq.rs.gov.br, que não é o mesmo do gabinete da Casa de Cultura Mário Quintana, como insinua o e-mail . Mas teria sido especialmente criado para a remessa do texto, em que estão anexadas planilhas sobre cargos de comissão na secretaria, bem como os nomes dos supostos autores das indicações, além de vários outros fatos, todos negados pela secretária”.

A secretária Mônica Leal é notícia também, neste sábado, na coluna de Rosane de Oliveira, em ZH: “em meio à crise da segurança pública, depois de Roberto Bandeira Pereira ter recusado o convite para substituir Enio Bacci na Segurança Púbica, a secretária da Cultura, Mônica Leal, entra no gabinete da governadora Yeda Crusius e apela em tom dramático: ‘Se você estiver pensando em me transferir para a Segurança, por favor, não faça isso. Estou adorando a Cultura’ Não ficou claro se estava brincando ou falando sério”. A filha do ex-vereador Pedro Américo Leal poderia estar pensando no patrimônio acumulado pelo pai na área da segurança.

16 de abr. de 2007

quadrinhos digitais confeccionados no FISL 8.0

por Karlisson de Macêdo Bezerra
A arena de programação virou arte e foi tomada por nerds artistas às 15:30h do terceiro e último dia do FISL. Linhas de código e desafios de programação deram lugar a curvas, cores e olhares admirados com o que se pode produzir artisticamente com software livre. Foi o I LGM - Libre Graphics Meeting Brasil, organizado por Aurélio Heckert, Valéssio Brito e João Calligaris. Foi muito proveitoso, aprendi umas coisinhas legais no Inkscape e tive a oportunidade de ensinar algumas outras aos mestres!

veja o original no blog do Nerdson não vai à escola

12 de abr. de 2007

Abertura do FISL 8.0 celebra a liberdade

Entramos na sala repleta de repórteres, pessoas e representações políticas. O deputado Eudes Xavier - PT/CE (foto), falava da parceria entre economia solidária e software livre, enquanto eu, Bernardo Vaz, Lúcio Macedo e Alexandre Melo, atentamente observávamos, a condição potencial do movimento software livre no mundo todo. Uma salva de palmas celebrou o encerramento das falas. Fomos "forunzear" entre estandes de distribuição de softwares e bancas de outras manifestações e linguagens, como é o caso da poseidon linux, a qual estamos representando aqui no FISL 8.0, e da revista O Dilúvio, aqui de Porto Alegre. Aqui a solidariedade em redes, a individualidade e o comunismo, não me perguntem como, caminham juntos. Parceria na construção do conhecimento acontece de fato, tando que a foto postada aqui foi enviada de uma outra máquina, do parceiro Ayko Nestor Meier, da distribuição GDU - Famelix. Amanhã mais publicações aqui e intervenções na RádioCOM, principalmente, no programa Contraponto, às 09:20, e sábado pela manhã, intervenção no Programa Hoctempore, conduzido pela Melina Félix e Jaque Machado, às 11:30.

5 de abr. de 2007

FISL 8.0 - Fórum Internacional de Software Livre acontece de 12 a 14 de abril em POA

Com a chamada "Socialmente Justo, Tecnologicamente Viável, Economicamente Sustentável" o FISL 8.0, que acontece de 12 a 14 de abril em Porto Alegre, reúne uma série de atividades que tem como centralidade a divulgação das idéias de liberdade do conhecimento. As incrições podem ser feitas durante os dias do evento. A sede do FISL 8.0 é a FIERGS em Porto Alegre que receberá mais de 5 mil pessoas nas suas dependências. Na programação já estão confirmadas palestras com nomes nacionais e internacionais, entre eles, Jon "maddog" Hall que é um dos fundadores do movimento Open Source internacional e desde 1995 é diretor-presidente da Linux International, Lucas Brasilino que em 2002 integrou a equipe da Divisão de Internet e Rede Cidadão da Emprel - Empresa Municipal de Informática do Recife, administrando vários servidores e mainframe com GNU/Linux e Theo De Raadt que é o líder do projeto OpenBSD nascido de dentro do NetBSD 1.0. que desde 1996, o projeto tem uma nova versão a cada seis meses e cada versão é mantida durante um ano, sendo a última versão, a 4.0 .
Para o sub-tema do design digital livre, acontece o I Libre Graphics Meeting - Brasil, um evento comunitário do FISL 8.0 organizado por representantes das comunidades brasileiras de GIMP, Inkscape, Blender e Estudio Livre com o objetivo de divulgar estes grupos, divulgar a arte gráfica digital livre e promover a trocar conhecimentos com o público do Fórum Internacional de Software Livre. O FISL 8.0 tem banner no CulturaLIVRE onde tu podes obter mais informações.

1 de abr. de 2007

Aliviaram a Prefeitura!

Aí está uma "aliviada" na prefeitura. Talvéz se fosse no governo do PT/Marroni, a manchete seria "Prefeitura não consegue se explicar quanto a água suja", ou, "Má gestão das águas em Pelotas atinge população", ou ainda, "Por descuido da Prefeitura e do Sanep, População bebe água suja".
Vamos ver o que de fato é responsabilidade da Prefeitura, mas o que fica claro é que o Sanep está vendendo água suja até para quem nem recebe água em suas residências. "saia justa" ficaram os diretores e coordenadores do Sanep, na última sexta, na câmara de vereadores, quando pessoas da comunidade foram até o plenário da casa, mostrar sua indignação quanto a cobrança de excesso d'agua em localidades onde a água nem chega.
Ah! amigo manda mensagem dizendo que o sanep sempre esteve na mão da Massonaria! será verdade?