27 de out. de 2008

Latinoware 2008 oferece diversidade de eventos

A V Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2008, que acontece nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, em Foz do Iguaçu - PR, será marcada pela diversidade de eventos paralelos nas instalações da Conferência.

Com ampla programação, o evento oferece uma pluralidade de assuntos e temas baseados em tecnologia livre. Confira os eventos:

Minicursos
Os minicursos e oficinas da Latinoware 2008 visam o aperfeiçoamento profissional e técnico, e a participação é mediante inscrição prévia, devido a quantidade limitada de vagas nos laboratórios.

Grupos de usuários
A organização da Latinoware 2008 disponibilizará espaços físicos para grupos de desenvolvedores e usuários de variadas tecnologias em plataforma aberta, com o objetivo de promover cooperação, compatilhamento e integração. Um desses encontros é o da Comunidade Expresso, que reúne as empresas mantenedoras da suíte de mensageria.

II Olimpíada de Algoritmo Hosnet
A Olimpíada é destinada aos estudantes de ensino técnico e busca motivar a formação de profissionais qualificados para suprir as necessidades do mercado de programação e TI. O evento é organizado pela Hostnet, em parceria com a Latinoware 2008, e a primeira etapa do concurso acontece no 31 de outubro. Além da possibilidade troca de experiência, as equipes de alunos e professores concorrem a outros prêmios.

II Olimpíada de Robótica
Durante a Latinoware 2008, será promovida a II Olimpíada Latino-Americana de Robótica Livre, que será dividida nos níveis básico e avançado. A Robótica Livre se apresenta como uma alternativa para desmistificar a robótica tradicional, adotando os paradigmas de liberdade do conhecimento e construção libertária de projetos, através de hardwares livres e plataformas abertas.

Certificação em Linux
O Linux Professional Institute (LPI) aplicará provas de certificação em sistemas GNU/Linux, durante os primeiros dias da Conferência, 30/10 e 1º/11. Os exames serão aplicados nos níveis LPIC-1 e LPIC-2. Uma vantagem da certificação LPI é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional.

Prêmio Latinoware de Software Livre 2008
Nos dias 30/10 e 1º/11, sistemas avançados em software livre desenvolvidos na América Latina serão apresentados durante o 2º Prêmio Latinoware de Software Livre, que busca fomentar o desenvolvimento de tecnologias livres no Brasil e compreende as universidades como um caminho ideal para a difusão da filosofia do software livre.