7 de nov. de 2007

Lançamento do livro Guerra e Paz no Mundo Antigo hoje na Feira do Livro

Durante a XXXV Feira do Livro de Pelotas estará ocorrendo nesta quarta-feira, dia 07 de novembro, das 18hs às 19hs, no estande do SESC, sessão de autógrafos e lançamento regional do livro Guerra e Paz no Mundo Antigo.

Resumo do Livro:

O livro Guerra e Paz no Mundo Antigo, organizado por Fábio Vergara Cerqueira (UFPEL), Ana Tereza Marques Gonçalves (UFGO), Anderson Zalewski Vargas (UFRGS), Glaydson José da Silva (UEL) e Chimene Kuhn Nobre (LEPAARQ/UFPEL), resulta de uma edição conjunta do LEPAARQ/UFPEL e Instituto de Memória e Patrimônio - IMP, numa promoção do GT Nacional de História Antiga da Associação Nacional de História (ANPUH). Após realização de pré-lançamento durante o I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB), realizado em Florianópolis no dia 02 do corrente, os arqueólogos Fábio Vergara Cerqueira, diretor do ICH e coordenador do LEPAARQ, e Chimene Kuhn Nobre, pesquisadora associada ao LEPAARQ, foram convidados para participar do I Seminário Internacional do Jesus Histórico, promovido pela UFRJ, para fazer o lançamento nacional do livro, que ocorreu no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), no dia 18 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro.
Comentários sobre a obra:
"O livro trata de um tema caro aos pesquisadores da Antigüidade, o comportamento dos homens em tempos de guerra e paz. A guerra é ainda um tema recorrente nas sociedades humanas, já que o homem não encontrou outra forma de resolver algumas questões" (Ana Teresa Marques Gonçalves)
"Guerra e Paz, antinomias aparentes, aparecem sempre correlacionadas, partes de um continuum. Esse volume, surgito de um esforço coletivo, representa bem os avanços da historiografia brasileira sobre a guerra na Antigüidade." (Pedro Paulo Abreu Funari)

"O livro trata de um tema tradicional na historiografia antiga e moderna, o estudo da guerra, dos conflitos e dos exércitos no Mundo antigo. Sua originalidade, porém, é refletir sobre a guerra na sua relação intrínseca com a paz. Os autores revelam-nos, pois, a impossibilidade de compreender a guerra, com suas implicações econômicas, políticas, sociais e culturais, em separado dos tempos de paz.
A obra conta com a colaboração de pesquisadores de várias universidades brasileiras, procurando abordar o tema sob enfoques variados, propiciando ao leitor tomar contato com a renovação do conhecimento sobre este assunto, tradicional à historiografia antiga e moderna. Para tanto, elaborou-se um compêndio de estudos sustentados sobre uma grande variedade de testemunhos escritos (literários), materiais (arqueológicos) e visuais (iconográficos).
A unidade da obra poderá ser alcançada, pelo leitor, no somatório de análises pontuais marcadas pela diversidade temática: batalhas, abastecimento, música, teoria militar, numismática, iconografia, banquetes, mosaicos, comunicação à distância, subornos, articulações políticas, império, representações imaginárias da guerra e da paz, historiografia moderna, etc. A obra preocupa-se em registrar os fenômenos da guerra e da paz em um espectro geográfico abrangente, incluindo China, Egito, Mesopotâmica, Grécia e Mundo romano.
Finalmente, o livro traz ao leitor um retrato do dinamismo da pesquisa história realizada em nosso país sobre o Mundo Antigo: a Antigüidade vista com olhos brasileiros.
Os autores desejam uma boa - e pacífica! - leitura." (Fábio Vergara Cerqueira)

Nenhum comentário: