20 de mai. de 2007

Voltando a Pesquisa! Quem sabe DESIGN SOCIAL?

Agora que já estou com o canudo na mão! hehehehe. Formadito em Artes Visuais, modalidade Licenciatura, vou me debruçar sobre a pesquisa em Design. A primeira idéia era trabalhar com softwares livres gráficos, como o Inkscape, Gimp, Blender, Xara, e outros que contam com a utilização de sistemas em software livre. Mas agora me despertou o tema do Design Social! Que dividida! Na indecisão, aprofunde as informações das dúvidas para melhor escolher. E assim, estou fazendo um artigo sobre as possibilidades teóricas e práticas a respeito do tema DESIGN SOCIAL. Estou achando pouca coisa, mas vou me debruçar os próximos dias sobre o assunto para conhecé-lo melhor! O título do Artigo é: Um panorama da produção teórica e prática do design social". Jorge Frascara, designer argentino é um dos que já achei pela web falando sobre o tema. Que as forças que regem o mundo me encaminhem!

5 comentários:

Leonardo Furtado disse...

acho as duas idéias bacanas!

em softwares livres gráficos tu pode incluir o scribus (www.scribus.net) na tua pesquisa, é um software livre equivalente ao pagemaker.

em design social, um assunto interessante seria o do design universal, que é o design que tem como meta fazer com que o maior número de pessoas utilize determinado produto independente de sua situação.

abraço!

Léli disse...

Oi Pablo,
primeiramente parabéns pelo canudo!!!
Segundamente, gostei do tema, acho que é bem legal. Mas vou precisar ler teu trabalho para conhecer melhor o assunto.
Beijão

Bruno "Jesus" disse...

Rapá!
Sobre o software livre, mesmo que tu não escolha esse tema pro TCC, eu ainda sou parceiro para dar/participar de oficinas de software livre no LPG>

Sobre o "design social", meu TCC foi sobre isso, te passo se quiseres.

Vamos tomar uma cerva/café/chá/etc e papear sobre isso. Tu sabes onde me enocntrar.

Bruno "Jesus" disse...

"Um panorama da produção teórica e prática do design social" é um tema fantástico!

Uma característica da atual produção acadêmica do design no brasil é uma ênfase na discussão de questões formais, ou no máximo de questões identitárias (normalmente descontextualizadas de seu conteúdo social, o que, convenhamos, já deixa a identidade capenga) e pouquíssima atuação na discussão social.

E o pior é ter que aturar frases como "chega de falar em ecologia (e/ou responsabilidade social), todo mundo fala nisso!", pois na verdade questões ecológicas/ sociais (que no fundo são intimamente relacionadas) são sempre empurradas a segundo plano, ou, no máximo, a algum artigo que clama por uma solução, sem apontar nenhuma atitude.

Estabelecer um panorama por si só já seria um serviço a todos os designers, estudantes, professores e até de profissioanis de outras áreas (arte, comunicação, ciências sociais), como base para trabalhos futuros.

Vai amadurecendo as idéias e mantenha contato. Abraço!

Anônimo disse...

Há muito sobre Design Social na PUC-Rio, tanto no âmbito prático, quanto teórico! Conte comigo se quiser mais informações. Grande abraço, Vera