31 de jan. de 2008

29 de jan. de 2008

Grupo de Costureiras Inaugura Projeto de Produção Solidária

FOTO: Silvana, Loiraci, Flora, Nevanir e Larissa

Neste dia 29 de janeiro, às 14hs, acontecerá a inauguração do Projeto “CIRSOL - Confecção Ciranda Solidária”. O ato de inauguração vai acontecer no local de produção do grupo de costureiras Ciranda Solidária à Rua Ceslau Mário Beazanco, nº 50, no bairro Jardim Europa. O projeto CIRSOL é desenvolvido pela ATES – Associação do Trabalho e Economia Solidária em convênio com a Fundação Banco do Brasil com recursos da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. A atividade de Inauguração da CIRSOL contará com a presença do diretor de fomento da SENAES, Dione Manetti, representante do governo Federal na ocasião.
O objetivo do Projeto é a geração de trabalho e renda através da organização coletiva das trabalhadoras da comunidade do Jardim Europa. Conforme o Diretor Geral da ATES, Luciano Lima, esta é “mais uma das ações desenvolvidas pela ATES, que fortalece o associativismo e o cooperativismo na região”.
A Ciranda Solidária é um grupo de Economia Solidária que foi fundada em 18 de abril de 2005, pelas costureiras Devanir e Ângela e hoje conta com a participação de vinte pessoas, das quais, seis costureiras, participam do projeto CIRSOL – Confecção Ciranda Solidária.


O QUE: Inauguração do Projeto CIRSOL – Confecção Ciranda Solidária
QUANDO: Dia 29 DE JANEIRO DE 2008, às 14:00
ONDE: Rua Ceslau Mário Beazando, 50 – Bairro Jardim Europa – Pelotas/RS

Pablo Lisboa

Boletim da Fepam alerta que todos os pontos do Laranjal, em Pelotas, estão impróprios para banho

O boletim da balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (25) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam, confirma as boas condições para banho em praias e balneários do Estado. Entretanto, salienta que todos os pontos monitorados na Praia do Laranjal, em Pelotas, apresentam altos índices de coliformes fecais. Valores elevados também foram observados em três pontos da Região Hidrográfica da Bacia do Uruguai. No Litoral Norte, a Foz do rio Mampituba, em Torres, continua imprópria.

A divulgação da balneabilidade do Litoral Norte e das Bacias Hidrográficas da Região do Uruguai e do Lago Guaíba foi feita pelo gerente da regional da Fepam no Litoral Norte (Gerlit), Mattos’Allem Roxo. A apresentação dos relatórios dos litorais Médio e Sul ficou a cargo do gerente regional do Litoral Sul (Gersul), Francisco Finger, em Pelotas.

A Fepam adverte que nesta semana todos os pontos analisados na Praia do Laranjal/Pelotas, no Litoral Médio, estão impróprios. Na Bacia Hidrográfica da Região do Uruguai, três pontos não apresentam condições para banho, pois foram observados altos índices de coliformes fecais por 100ml de água.

A Fepam realiza o Projeto Balneabilidade desde 1979 e inclui, nesta temporada, a coleta de amostras em um total de 88 pontos de 73 praias e balneários localizados em 45 municípios.

FEPAM

23 de jan. de 2008

bannerzito

9 de jan. de 2008

Nova marca da XEROX

Bandeirão Xavante

Foto enviada pelo amigo Xande que alerta, "hoje tem jogo contra a ULBRA na Baixada"

8 de jan. de 2008

Plenária do Fórum Gaúcho de Economia Solidária em Santa Vitória do Palmar

Durante o III Encontro de Economia Popular e Solidária de Santa Vitória do Palmar, acontece a Plenária do Fórum Gaúcho de Economia Solidária. A programação será desenvolvida entre os dias 11 e 13 de janeiro na praia do Hermenegildo em Santa Vitória. O Fórum surgiu em 2002, está organizado nas 10 regiões do estado do Rio Grande do Sul e é formado por empreendimentos de Economia Solidária, entidades de apoio (ONGs, Universidades, Igreja ), Gestores Públicos, Movimentos Sociais e Redes.
Esta plenária é preparatória à plenária do Fórum Brasileiro que acontece em março de 2008 e definirá a estratégia de desenvolvimento e organização do movimento de Economia Solidária no País.

PROGRAMAÇÃO DA PLENÁRIA DO FÓRUM GAÚCHO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

10/01/2008 – Quinta Feira:
Chegada das caravanas a partir das 10 horas com os delegados da plenária, juntamente com os empreendimentos que irão comercializar na 3º Feira Binacional de Economia Solidária de Santa Vitória do Palmar. Às 17 horas reunião com a equipe executiva do FGES, para últimos acertos em relação a plenária.

11/01/2008 - Sexta Feira:

12 horas – Inicio do credenciamento:
14 horas – Abertura Oficial:
15 horas – Painel: Projeto de Desenvolvimento para Economia Solidária - Responsáveis ( Milton Pantaleão - Enrede, Luciano Lima - ATES e Zéca – Projeto Cooesperança)
16h e 30 min: Debate sobre o tema e encaminhamentos
19 horas encerramento das atividades.

12/01/2008 – Sábado:
08 h até as 12h credenciamento:
8h e 30 min – leitura e aprovação do regimento Interno
9h e 30 min – Apresentação das bandeiras
10h e 30 min – Trabalhos em Grupos para discussão do DB – Documento Base:
12h e 30min – Almoço
14h – Retorno aos grupos para finalização dos trabalhos
15h – Retorno para plenário, relato das discussões dos grupos:
16h – Intervalo:
16h e 15 min - Retorno para plenário, para discussões e encaminhamentos finais:
19h – Encerramento dos Trabalhos do dia:

20h – festa de confraternização:

13/01/2008 – Domingo

9h e 30 min – Organização do FBES, FGEPS e Fóruns Regionais:
12h e 30 min – Almoço:
14 Horas Discussão das indicações da delegação para a Plenária Nacional, Critérios encaminhados pelo Fórum estadual para as indicações, composições e votação dos Nomes:
17h – Encerramento da Plenária Estadual

4 de jan. de 2008

Programadora Brasil