25 de mai. de 2008

A transmissão de um conceito ideal (artigo sobre design e política)

Estamos em clima de tensão. O mundo está atendo aos rumores de uma suposta guerra entre Estados Unidos e Iraque. Manifestantes tomam as ruas em diversos países e clamam por paz e por uma solução pacífica entre os países envolvidos. Porém, o verdadeiro motivo deste confronto ninguém sabe.

O líder iraquiano, Saddam Rusen, afirma que os americanos estão "de olho" no petróleo de seu país. Já Geoge Bush, presidente dos Estados Unidos, diz que deseja combater o terrorismo mundial. Ele insiste em declarar que a guerra necessária, para acabar com o medo resultante após o atentado ao World Trade Center.

Aliás, os norte-americanos são campeões em vender a imagem de que são super-heróis e vitoriosos em todos os combates. Basta ver seus filmes e o apelo de publicidade patriótica.

A comunicação visual é o principal meio de transmissão de uma idéia. Através de apenas alguns recursos gráficos é possível expressar a idéia de um produto ou ação. Por exemplo, para transmitir a sinopse de um filme de guerra os designers utilizam a cor preta ou vermelha, imagens de armas, de sangue e tudo que consegue passar de forma rápida o conteúdo do filme.

Um site funciona da mesma forma, ele deve transmitir o conceito da empresa, comunicando o usuário, logo na primeira impressão, o que será encontrado ali. Por exemplo, ao acessar um site, o internauta deve perceber que o conteúdo é sobre dicas de culinária, e não um site de supermercado. Embora estes itens tenham em comum o assunto alimentação, eles são bastante distintos.

O que faz distinção entre os sites é o público-alvo e o conceito que a empresa quer transmitir. Tendo isso definido, basta usar a criatividade e originalidade para criar um design que se encaixe nas expectativas da empresa e conquistar novos clientes. É utilizando esta fórmula que os Estados Unidos têm conquistado aliados e inimigos. Mesmo mal intencionado, eles sabem vender uma imagem de imbatível. São tão bons nisso, que até eles acreditam que venceram a guerra do Vietnã.

Caio Cunha .::. caio@grito.com.br
Caio Cunha é webmaster de O Diário de Mogi e sócio-diretor da w2001 internet Solutions: www.w2001.com.br.

Nenhum comentário: