6 de out. de 2007

"Veja" mira Guevara e acerta o próprio pé


Os 40 anos da morte de Ernesto Guevara Lynch de la Serna, a se completarem no próximo dia 9, dão ensejo a uma nova temporada de caça ao mito Che Guevara por parte da imprensa reacionária, começando por Veja, que acaba de produzir uma das matérias-de-capa mais tendenciosas de sua trajetória.
“Veja conversou com historiadores, biógrafos, antigos companheiros de Che na guerrilha e no governo cubano na tentativa de entender como o rosto de um apologista da violência, voluntarioso e autoritário, foi parar no biquíni de Gisele Bündchen, no braço de Maradona, na barriga de Mike Tyson, em pôsteres e camisetas”, afirma a revista, numa admissão involuntária de que não praticou jornalismo, mas, tão-somente, produziu uma peça de propaganda anticomunista, mais apropriada para os tempos da guerra fria do que para a época atual, quando já se pode olhar de forma desapaixonada e analítica para os acontecimentos dos anos de chumbo.
Não houve, em momento algum, a intenção de se fazer justiça ao homem e dimensionar o mito. A avaliação negativa precedeu e orientou a garimpagem dos elementos comprobatórios. Tratou-se apenas de coletar, em todo o planeta, quaisquer informações, boatos, deturpações, afirmações invejosas, difamações, calúnias e frases soltas que pudessem ser utilizadas na montagem de uma furibunda catalinária contra o personagem histórico Ernesto Guevara, com o propósito assumido de se demonstrar que o mito Che Guevara seria uma farsa.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071003131710AAPaQzP

Um comentário:

pablolisboa disse...

Essa foi forte!
Quando vi a capa da veja nas bancas pensei logo: Como a Veja é facista! Depois fui relaxando e observando que a Veja como o resto da imprensa reacionária e de direita do Brasil, estão em um processo de descredibilização junto ao seu público, vide as últimas duas eleições em que seu adversário ganhara com margem folgada. Então a paixão ou o ódio da Veja, que não tem nada a ver com jornalismo (é panfleto mesmo), está corroendo seu crédito, ou seja, ninguém mais acredita nas mentiras descaradas da Veja!