Oficina de Expografia de 5 a 8 de novembro
Ministrante: Museólogo Anaildo Bernardo Baraçal (técnico do IPHAN no Museu Nacional de Belas Artes e professor do Curso de Museologia da Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO)
Data: dias 5, 6, 7 e 8 de novembro de 2007
Local: Auditório do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, localizado na rua Alberto Rosa, 154.
Horário: das 09h às 12h e das 14h às 18h
Inscrição: até o dia 01 de novembro, no Memorial do Theatro Sete de Abril, localizado na rua XV de Novembro, nº 560 A, das 14:00 às 18:00.
Valor: R$ 10,00 para estudantes e R$ 15,00 para profissionais.
Programa: Conceitos de museu, museologia e museografia. O que é expografia. Exposição e comunicação museal. Tipologias de exposição. Exposições de curta, média e longa duração. A linguagem das exposições nos museus. Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos e outros. Técnicas e materiais apropriados para exposição. O discurso expográfico. Exposição e conservação. As exposições e seus diferentes públicos. Diferentes processos de documentação e divulgação da exposição. Pesquisa e avaliação: usuários e beneficiários, resultados alcançados e impacto social das exposições.
Informações: (53)3228.4606 ou museu.baronesa@pelotas.com.br e (53)3225.5777, ramal 27, ou memorial.setedeabril@pelotas
Realização: Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN, Secretaria Municipal da Cultura de Pelotas e Sistema Municipal de Museus/Pelotas.
Apoio: Curso de Museologia/UFPel, Instituto de Ciências Humanas/UFPel, Associação de Amigos do Museu da Baronesa, Sistema Estadual de Museus/RS – SEDAC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário