9 de out. de 2007

MAIS CULTURA é lançado pelo governo federal


Emoção e entusiasmo foram a tônica da solenidade de lançamento do Programa Mais Cultura do Governo Federal, na manhã da quinta-feira, dia 4 de outubro, em Brasília. Na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Cláudio Santoro - lotada por artistas, representantes dos mais diversos segmentos culturais e autoridades -, os pronunciamentos do presidente da República, Lula da Silva, e do ministro da Cultura, Gilberto Gil, arrancaram aplausos.
Após as apresentações artísticas, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, fez uma explanação sobre o Programa Mais Cultura, ressaltando as diretrizes, as ações e as metas previstas para a iniciativa. As propostas foram muito bem recebidas e empolgaram os presentes, em especial a do Vale Cultura e a de ampliação da Rede de Bibliotecas Públicas para todos os municípios brasileiros.
A grande novidade que o Programa traz em sua essência é o compartilhamento de responsabilidades. Para o presidente Lula, trata-se de uma ação que não ficará a cargo só do Ministério da Cultura. "O Mais Cultura é de todos os ministérios em conjunto com a sociedade. É do Brasil!"
Ao fazer o pronunciamento de encerramento do evento, o presidente da República ressaltou que o Governo Federal vem atuando no sentido de criar uma política de Estado que não seja do 'Lula' ou do 'Gil', mas uma política que seja de todos. "Qualquer governo que venha a assumir já terá uma política estruturada."
Lula também afirmou que, embora estejam previstos investimentos para a área de R$ 4,7 bilhões até 2010, ainda é possível conseguir cerca de R$ 1 bilhão em recursos para o próximo ano, por meio das Emendas Orçamentárias que foram propostas, recentemente, pelo ministro Gil a parlamentares.

Nenhum comentário: