17 de out. de 2007

Brasil e Portugal começam entendimento pelo software livre

Durante o Fórum de Software Livre de Lisboa, que ocorreu entre os dias 12 e 13 de outubro, os governos do Brasil e de Portugal afinaram propostas para estruturar ação conjunta de utilização e desenvolvimento do software livre entre os dois países.
O Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, entregou ao Sr. Antônio Bob, responsável pelo Plano Diretor de Informática do governo português o Guia Livre e Guia de Cluster, produzidos pelo governo brasileiro. A intenção foi contribuir para o processo de migração que se inicia na administração pública de Portugal.
Após a cerimônia de abertura do evento, os representantes dos dois países realizaram uma reunião onde um conjunto de ações foi preparada, dentre elas o desenho de um Protocolo de Entendimento entre os dois países para o compartilhamento de soluções, como o sistema de inventário CACIC, desenvolvido pela Dataprev.
Existe a previsão de uma próxima reunião para o mês de novembro quando os dois países começam a ajustar o Protocolo de Entendimento. Na visão do Secretário Rogério Santanna a aproximação com Portugal vai reforçar a entrada das soluções disponibilizadas no Portal do Software Público na Comunidade Européia. Já Antônio Bob demonstrou interesse do material de cluster e grid e pretende “pular etapas” e evitar caminhos técnicos inadequados em função da experiência acumulada no Brasil.
O evento terminou ontem com a presença de mais de 200 pessoas e o balanço da organização foi positivo, já que o assunto começa a tomar força em Portugal. Para Ralf Braga, da Comissão Organizadora, foi muito importante a presença dos brasileiros e de outros palestrantes internacionais, da Galícia e da FSF Europa, pois reforça a decisão de Portugal em caminhar na direção do software livre e criam laços para colaboração internacional na migração.

http://www.softwarelivre.com.pt/

Nenhum comentário: