2 de dez. de 2006

Governadora quer Extinguir a Secretaria de Cultura do Estado

O anúncio dos primeiros indicados para o secretariado do governo estadual no Correio do Povo de primeiro de dezembro, dá conta de que a Secretaria da Cultura será extinta, tendo as suas funções incorporadas na Secretaria do Turismo, que será dirigida pelo deputado Luis Augusto Lara, do PTB. Justamente no momento em que o mundo todo discute e desperta para a importância da cultura e de sua diversidade promovendo um mundo de tolerância e solidariedade entre os povos; justo quando o Ministério da Cultura busca a implantação de um Sistema Nacional de Cultura - que implica diretamente na promoção de instâncias e instituições que debatam, promovam, preservem, a cultura de cada pequeno município do Brasil, a futura Governadora do estado que fecundou o Fórum Social Mundial – apresenta uma proposta descabida com a da extinção da SEDAC -Secretaria de Cultura do Estado.
“Uma secretaria pobre e inoperante” Foi o mote que a governadora eleita aproveitou, caindo como uma luva na política de "Choque de Gestão", enxugando o Estado: aquilo que chamamos de Estado Mínimo.
Mesmo que a verba da Secretaria seja pouca, a existência dela garante orçamento, mesmo que mínimo, fundos, conselhos, instrumentos capazes de induzir e gerir políticas para o setor.
O que se quer, pela declarações, é tornar a cultura um apêndice do turismo. Desconsiderando os processos culturais, num entendimento que cultura é somente espetáculo como atração turística.
A defesa da Secretaria da Cultura passa, necessariamente, pelo posicionamento dos deputados, visto que a extinção de uma Secretaria deverá se dar através de lei a ser aprovada pelo legislativo estadual.

Um comentário:

RicardoMello disse...

cara,
parece a história de pelotas ("Galeria 7 AO CUBO") se repetindo a nível estadual.
putz,
que raiva.