31 de mai. de 2007
29 de mai. de 2007
Bandido da Serra Elétrica ataca no Anel Central
Olha! Que diferença contrastante entre o governo Marroni e o governo que tá aí. Mas, intensamente contrastante, é a gestão ambiental do secretário Léo, com invisibilidade, para a do secretário Melo com Agenda 21, Educação Ambiental, Coleta seletiva, Balneabilidade do Laranjal, Plantio de milhares de árvores, campanhas para o uso racional da água e outras boas lembranças. Contrastes muito agudos para serem diminuidos na imprensa na época do pleito. Os anos parecem estar mais longos. Jogo ruím é assim, o tempo demora a passar!!! TIC TAC TIC TAC...
Depoimento de uma jovem ambientalista do Canadá, feito durante a Eco-92 no RJ para autoridades e jornalistas
Encaminhado pela companheira Cíntia Barenho.
postado por pablolisboa at 08:06 0 comentários
marcadores: ambiental
TVes é a nova TV estatal da Venezuela
Depois teve lugar uma gala musical, em que a Orquestra Sinfónica da Juventude Venezuelana Simón Bolívar interpretou o hino nacional e actuaram diversos cantores e grupos de música folclórica e crioula.
Foi ainda transmitida a primeira parte da longa-metragem "Eterno", sobre o "pai da pátria", o Libertador Simón Bolívar, da autoria de Júlio César Mármol.
A despedida da RCTV, dedicou as suas últimas horas de emissão, a recordar os 53 anos de história daquela estação privada, instando a não perder a esperança e garantindo que em breve estaria de regresso, o que não se assucedeu.
postado por pablolisboa at 06:17 2 comentários
marcadores: cultura livre, debate, tv
26 de mai. de 2007
RCTV deixará de existir às 23h59 deste domingo
postado por pablolisboa at 22:51 0 comentários
marcadores: ações, debate, governo, legislação, mobilização, neoliberalismo, notícia, tv
Passarinhos Pesquisadores apresentam a opinião dos pelotenses sobre o pleito em 2008
Um passarinho muito simpático me procurou para divulgar aqui no CulturaLIVRE, a pesquisa feita recentemente por uma organização de aves pesquisadoras. Segundo as informações do Sr. Piui Piuá, fica mais ou menos assim: Sem apresentar nomes para os indagados, Fetter Jr. fica com 4% e Fernando Marroni fica com 20%. Já na induzida, onde são apresentados os nomes, Jr. fica com 10% e Marroni fica com 40%. Se o Sr. Piui Piuá estiver certo, vai ser uma lavada na atual gestão! Mas, a simpática ave alerta para um provável segundo turno onde os adversários de Marroni se reúnem. Obrigado passarinhos pesquisadores! piu, piu piu!!!
23 de mai. de 2007
PERC PAN 2007 vai até 27 de maio em Salvador e Rio de Janeiro
Alguns músicos que vão marcar presença no evento: Giovanni Hidalgo; Fernando Moura, Trio Manari, Mino Cinelu, Dhol Foundation, Dinho Nascimento, Lira Imperial do Samba, Hands On'samble, Sikiru Adepoju, Minino Garay (mais no site do encontro)
Na foto, Antúlio Madureira participante do PERC PAN (Recife) e participa do Movimento Armorial com seu Teatro Instrumental, participou de eventos como Festival de Montreux, Festival de Música Étnica (SP), Festival de Cultura Caribenha (Cuba) e Free Jazz Festival e é presença marcante em todos os carnavais de Recife e Olinda.
postado por pablolisboa at 20:28 0 comentários
20 de mai. de 2007
Voltando a Pesquisa! Quem sabe DESIGN SOCIAL?
postado por pablolisboa at 08:14 5 comentários
19 de mai. de 2007
Tema Ambiental no CulturaLIVRE: Resumo do Encontro Bioma Pampa e os novos links em Ambiental
postado por pablolisboa at 17:55 0 comentários
marcadores: ambiental
5 de mai. de 2007
II ENCONTRO DE ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS DO BIOMA PAMPA - 11, 12 E 13 DE MAIO - PELOTAS RS
As incrições para o encontro podem serem feitas em http://encontrobiomapampa2007.blogspot.com
postado por pablolisboa at 06:39 5 comentários
marcadores: ambiental, encontro, mobilização, portifólio, social
3 de mai. de 2007
cartão de visita para advogados
postado por pablolisboa at 18:51 0 comentários
marcadores: portifólio
1 de mai. de 2007
Design Social (do novo link do CulturaLIVRE "tanomeio")
Eu acredito que muito mais que simplesmente ajudar uma ou mais pessoas - design social se faz atingindo milhares. Bonsiepe conseguiu. Produziu conhecimento, projetos de tecnologia vernacular, publicou livros e levou a palavra DESIGN para todo o Brasil, que até entao nao conhecia. Mas enfatizo: somente com a ajuda da Governo Federal e parceiros de pêso, estas açoes funcionam, sem elas o resultado nem sempre é o esperado.
Foi muito inspirador ver o Design sendo usado para produzir produtos vernaculares, de baixo custo, funcionais e culturalmente corretos para aquela populaçao que nao tinha as grandes industrias em seu contexto. Mas tinha a necessidade e a vontade de supera-la.
Isso é design social. É o correto - projetar equipamentos/produtos que possam, digamos, propriciar novas formas alternativas para a obtençao de energia, produtos que ajudem a cobater a seca (e ajudem a plantar), que ajudem nas atividades do pequeno produtor.
Enfim produto que até possa salvar sem-tetos do frio das madrugadas em SP, RJ - isso para mim, é design social - projetos pelos quais o designer soluciona uma necessidade junto com os Governos, Federal ou Estadual - afim de atingir muitas pessoas, em muitos lugares. Fazer o bem, sem olhar a quem.
Qualquer outra coisa, como assistencialismo, dar esmolas ou simplesmente fazer uma atividade social uma vez por mês - apesar de ser bastante louvável, para mim nao é design social, é caridade.
As pessoas nao precisam de assistencialismo, precisam de oportunidades, de produtos, de tecnologias que possam faze-la ter o seu proprio sustendo, ou seja, que elas sintam ter sua própria dignidade e cidadania nas maos.
E o design é uma das ferramentas para isso. Eu nunca tive duvidas, desde que tive um dos livros de Bonsiepe nas mãos. E li que a ausência do projeto de design (e das industrias) levaram as proprias pessoas a resolverem seus produtos e mecanismos de comunicaçao que apesar de problemas de design, eram funcionais.
Não menos que isso. Ler revistas bacanas, e pensar na Europa é o máximo - mas é preciso pé no chão, o Brasil precisa de pessoas que pensem nele, nao somente os politicos, mas também nós Designers - pessoas capazes de alterar a realidade com projetos e criatividade
Heleno Almeida - Designer, pós graduado em Propaganda e Marketing
postado por pablolisboa at 22:11 0 comentários