6 de jun. de 2007

Polícia Alemã senta o cacete em manifestantes no encontro do G8 em Rostock

Um protesto inicialmente pacífico contra a cúpula do G8 terminou em violência, no último sábado (02/06) em Rostock, no norte da Alemanha. De acordo com um balanço da polícia, até o final da tarde, mais de 150 policiais tinham sido feridos, alguns deles gravemente, em confrontos com ativistas, conforme matéria da organização do encontro. A conta dos feridos dos manifestantes não foi divulgada, mas é só fazer a conta por cima na dedução de que cacetete contra bandeira deve dar us 5 X 1 a favor do time das tartarugas pretas.
Segundo a organização Attac, cerca de 80 mil pessoas participaram do protesto sob o slogan "um outro mundo é possível".
Mas além de pancada, reivindicação e repressão, o G8 tem também encontros diplomáticos importantes, como por exemplo, o presidente Bush Jr. e Putin que se encontraram depois de farpas pela mídia.

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, defendeu nesta quarta-feira (06/06) a ampliação do Grupo dos Oito com a integração do que chamou de "importantes países em desenvolvimento"..."Temos antes de ir em direção a um G20 do que para um G5", disse Lamy à rádio France Culture no dia da abertura da cúpula do G8 na Alemanha. Segundo ele, sem países como a China, Índia, Indonésia ou Brasil não são possíveis "negociações sérias".



Nenhum comentário: