23 de jan. de 2007

Pirataria é crime?

Partido Pirata da Suécia levou 34.918 votos e não entrou no parlamento devido a cláusula de barreira suéca. Na sedução do tema, o CulturaLIVRE em parceria com o blog Feminino, foi atrás de informações que sairam na revista Superinteressante especial de dezembro de 2006, onde divulga em matéria, o partido pirata da suécia. Capitalizado e coordenado pelo ex-microsoft, Rick Falkvinge, que concorreu a deputado em setembro de 2006, o Piratpartiet defende uma só bandeira e plataforma política: liberar totalmente a distribuição e captura de arquivos na internet. Além da Suécia. França, Itália, Bélgica e Espanha também estão fundando seus partidos piratas.
CulturaLIVRE sugere nova comunidade no orkut que defende a descriminalização na rede. É a "PIRATARIA: descriminalização". Outras comunidades já estabelecidas, como "Descriminalizem a pirataria", com 2.214 membros e "Onde baixar o arquivo", com 7.266 membros, debatem o tema pelo prisma da liberação de dowloads e uploads. Esse tema vai dar pano pra manga.

15 de jan. de 2007

o ipormtntae é a mnseaegm

Vjea como é intreessnate nsoso céerbro. De aorcdo com pqsieusa de uma uinrvesiddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lertas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a priemria e a útmlia etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é puqroe nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Enetndeu?

11 de jan. de 2007

Jornal da ANEPS Região Centro

Folders sobre educação popular em saúde - Região Centro



Material feito para a ANEPS - Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde. Fiz o trabalho para 3 regiões do estado do Rio Grande do Sul (Serra, Sul e Centro). Foram feitos folders e jornais. publico acima o folder da região Centro que se articula a partir de Santa Maria.

Loucura e Genialidade com "A Prova" (filme)

Após cuidar de seu pai, um gênio da matemática, nos últimos anos de sua vida, uma jovem enfrenta problemas em lidar com outras pessoas por temer enlouquecer que nem ele. Dirigido por John Madden (Shakespeare Apaixonado) e com Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins, Jake Gyllenhaal e Hope Davies no elenco.

Jornalismo Engajado com "Boa Noite e Boa Sorte." (filme)

Meados de 1950, em pleno Estados Unidos, o jornalista Edward R. Morrow (foto), trava uma disputa com o senador anti-comunista Joseph McCarthy, que "denucia" uma suposta participação de comunistas no país. "Boa Noite e Boa Sorte" apresenta a resistência ao poder institucional e a reflexão a cerca do papel social e informativo que a mídia deve ter. Todo em preto e Branco, o filme é uma produção que se apresenta como se fosse um documentário da época.


9 de jan. de 2007

You Tube Censurado pela nossa justiça ultrapassada

É impressionante esta nossa justiça! Ela tirou o YouTube do ar, conforme post deste blog, cerceando o direito de toda uma nação do aceso aos seus conteúdos e o CulturaLIVRE está sem os seus vídeos! O probelma não é o You Tube em si, pois acho que está página é comercial e não tem caráter público, mas o central é que a balança do direito pesou mais para um lado, o do casal, em detrimento da do povo brasileiro que utiliza os serviços gratuítos da You Tube. Então o CulturaLIVRE decidiu agir: assinou o repúdio a ação da justiça clique aqui para assinar.

7 de jan. de 2007

Uma história de amor e luta pela vida com "A Marcha dos Pinguins" (filme)


Assim é o filme documentário "A Marcha dos Pinguins". Comovente luta pela vida se expressa em meio as geleiras e tempestades frias. Destaque para o áudio em francês que dá suporte ao enredo da história. Pinguins imperadores são os únicos que resistem a temperatura abaixo de 40 graus negativos em um terreno no interior da Antártica. Vencedor do Oscar de Melhor Documentário, A Marcha dos Pinguins é uma história que emociona e explica como acontece a difícil reprodução da espécie. Lá, o macho espera a fêmea retornar com o alimento numa inversão de papéis. Muitos morrem e só sobrevivem os mais persistentes e de boa sorte. Esse vale a pena! um dos mais bonitos filmes que eu já vi. a fotografia tem escala reduzida de cores com a intesidade de poucas películas. A coletividade conta mais para os pinguins, a não ser que um filhote morra e uma mãe entre em desespero.

A história não mudou quase nada (filme)


É o que mostar o filme Quanto Vale ou é por quilo? de Sérgio Bianchi. A dinâmica do filme se dá em traçar um paralelo entre o período da escravidão e os dias atuais no Brasil, focalizando a crítica na preponderância econômica das relações: escravo = produto, no século XVIII e pobres = produto, nos dias atuais. Ontem, os senhores de escravos utilizavam as "mercadorias" como sub-produto de seus lucros, hoje, seriam na visão do autor, as instituições "assistencialistas" através da filantropia, o neo senhor no que diz respeito ao estancamento da autonomia da classe pobre no Brasil.
O filme engloba questões raciais, marketing assistencialista, crime, violência, crítica cinematográfica e humor. Em cena Lazaro Ramos, Hérson Capri, Caco Ciocler, Ana Lúcia Torre, Silvio Guindane, Ana Carbatti, Myrian Pires, Lena Roque.
Um bom filme e super diferente. Realismo em cena embricado com ficção. Muito do que é tratado pode ser encarado como caminho para o entendimento do que acontece no Brasil, mas existe também uma caricaturização em excesso das ongs por parte do filme. Interessante conexão entre século XVIII e os dias atuais, em relação ao "apart-heid" e ao racismo camuflado existente no Brasil. Produção bancada pela Petrobras e pela Secretaria de Cultura do Rio.
Edoneidade, altruísmo, filantropia, assitencialismo, social e outras palavras são tratadas pejorativamente e inteligentemente, de forma que se conclui que as ONGs são um bando de mercenários e se utilizam da pobreza para seu próprio crescimento econômico.

6 de jan. de 2007

O que os CulturaLIVRE da vida tem a ver com esta briga?

Neste fim de semana a justiça paulista tirou o You Tube do ar através do desembargador Ênio Santarelli Zuliani, da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinou que o You Tube ficasse inacessível. A punição é devido ao descumprimento da decisão da Justiça que exigiu em Setembro de 2006, que fosse retirado dos arquivos do You Tube, o vídeo no qual a apresentadora da MTV, Daniela Cicarelli, e o empresário Renato (Tato) Malzoni, foram flagrados em cenas calientes na praia de Tarifa, em Cádiz (Espanha), em setembro de 2006.
Especialistas acham que a medida é descabida e fere o direito de milhares de pessoas que acessam o site e mantém seus vídeos nele, como é o caso do CulturaLIVRE.
O que os vídeos aqui publicados, como é o caso, das duas últimas publicações: Para quem ainda não viu o vídeo da Cicarelli. Cuidado com a dengue, que trata ironicamente de como o mosquito da dengue se reproduz, incentivando a população a não criar ambiente propício a proliferanção do mosquito, e Creative Commons (CC). Criatividade Colaborativa, que trata de uma explicação sobre as diferenças entre propriedade Intelectual com todos os direitos reservados e propriedade Intelectual Colaborativa, os simbolicamente conhecidos: C e CC.
O que estes vídeos tem a ver com isso?
É bem verdade que estamos atravessando por alguns problemas com relação a conteúdos na internet, mas porque então a justiça não retira do ar, sites que mantém pedofilia? e as informações inverdadeiras com relação a matérias veiculadas pela Globo que na verdade são mentira, como foi o caso de vídeos contra a administração do reeleito ao governo do Paraná, Roberto Requião?
"Todos Iguais, todos iguais, mas uns mais iguais que os outros"
A penalidade com relação ao You Tube é temporário, então o CulturaLIVRE espera que volte rapidamente o site de vídeos, para que possamos continuar postando vídeos interessantes. bye.

4 de jan. de 2007

Creative Commons (CC). Criatividade Colaborativa

A FINALIDADE DA CIÊNCIA - Bertold Brecht (poesia)

A FINALIDADE DA CIÊNCIA
Bertold Brecht

Entretanto, seremos ainda cientistas,
se nos desligarmos da multidão?
Os movimentos dos corpos celestes
se tornaram mais claros;
mas os movimentos dos poderosos continuam
imprevisíveis para os seus povos;
A luta pela mensuração do céu
foi ganha através da dúvida;

e a credulidade da dona-de-casa romana fará que
ela perca sempre de novo a sua luta pelo leite.
A ciência, Sarti, está ligada às duas lutas.

Enquanto tropeça dentro de sua bruma
luminosa de superstições e afirmações antigas,
ignorante demais para desenvolver
plenamente as suas forças,
a humanidade não será capaz de desenvolver
as forças da natureza que vocês descobrem.

Vocês trabalham para quê?
Eu sustento que a única finalidade da ciência
está em aliviar a canseira da existência humana.

E se os cientistas,
intimidados pela prepotência dos poderosos,
acham que basta amontoar saber,
por amor do saber,
a ciência pode ser transformada em aleijão,
e as suas novas máquinas serão novas aflições,
nada mais.

Com o tempo,
é possível que vocês descubram
tudo o que haja por descobrir,
e ainda assim o seu avanço
há de ser apenas um avanço
para longe da humanidade.



Bertold Brecht (1898-1956), Vida de Galileu Galilei.
Escrita em 1938-39, Alemanha.



Folder Ambiental do Consórcio da Juventude Rural


Frente e Verso
Aqui está mais uma produção ambiental. Feita no programa free INKSCAPE. Depois do desencontro de informações a finalização do material.
Depois quero publicar algo sobre processo criativo. tudo tem um caminho e dependendo do caminho a ser seguido podemos levar dias na finalização de um material.
Estamos trabalhando bastante na ATES. legal!

2 de jan. de 2007

Desenhos da cartilha ambiental BGV

Capa da Cartilha

Outros desenhos internos da cartilha
Usei o corel para desenhar direto na tela do computador. A concepção do trabalho é utilizar o desenho e o PeB, para dar o gesto do desenho e buscar a humanidade que esta cartilha precisa transpor para que à lê.