11 de out. de 2007

NARRADORES DE JAVÉ - filme

Foto: Biá acompanha o Vale de javé inundar

Reflexões envolvendo valores culturais, patrimônio, oralidade e economia são o que conduzem o enredo do filme Narradores de Javé que se passa numa região pobre da Bahia, na qual seus moradores constróem histórias de grandesa para esquecer a situação de miséria e abandono. A partir de uma simples prosa de bar de beira de rio, se desencadeia a narrativa das histórias mais significativas do Vale de Javé contada por um de seus antigos moradores. O conteúdo dos textos faz com que sejamos convidados a viajar na história daquela Javé que aparentemente carregava consigo um sino e nada mais. Mas na visão daquele povo, o caráter, a bravura e a coragem constituem os Javenianos num povo nobre e honrado. Suas histórias, começam pela disputa da interpretação a respeito das lideranças do povoado, passa por histórias da sua gente simples e chega até o desaparecimento da cidade devido a transformação de Javé em uma represa para geração de energia.

O vale de Javé com um patrimônio oral riquíssimo em que um morador praticamente é um griô é transformado em uma represa sugerindo uma reflexão a respeito dos valores que as autoridades tem especificamente a respeito daquela região da Bahia, mas que pode se aplicar perfeitamente à outras regiões do Brasil e do Mundo. Assim, mais vale uma represa do que um povoado e sua história.

A tentativa de transferência das histórias, do oral que encontra abrigo na memória viva dos moradores de Javé para o escrito que na ocasião teria como suporte um livro, não logra êxito devido a impossibilidade total desta transferência. A registro dos contos pela escrita é a oposição proporcional ao suporte original da oralidade tendo em vista que não são as histórias, mas sim a imaginação e inventividade do povo de Javé que constitui seu patrimônio. Logo, gravar aquelas histórias é congelar a capacidade do Javeniano de "se refletir todo".

Pablo Lisboa

8 comentários:

Ju disse...

Gostei muito dessa sinopse do filme , me ajudou bastante no trabalho da escola . Bjs ;*

Unknown disse...

VÍ O FILME NA ESCOLA ACHEI MUITO INTERESSANTE.

Unknown disse...

Gostei muito da sinopse do filme, me ajudará bastante na escola.

Unknown disse...

Gostei muito da sinopse do filme, me ajudará bastante na escola.

Unknown disse...

Gostei muito da sinopse do filme, me ajudará bastante na escola.

Unknown disse...

Gostei muito da sinopse do filme, me ajudará bastante na escola

Anônimo disse...

Gostei bastante da sinopse do filme mim ajudou muito, fiz um trabalho para a faculdade dei muitas gargalhadas na sala kkkkk


09/03/12

Unknown disse...

adorei esse resumo ajudou bastante com o meu trabalho de escola